sábado, outubro 18, 2008

Inércia.

Há coisas que não funcionam. Em Portugal? Muita coisa. E assim há-de continuar, porque não à vontade: nem de uns, para melhorar; nem de outros, para reclamar.
A coisa complica-se é quando, por umas coisas não funcionarem, deixamos também nós de funcionar. Aumenta o desgaste e a fasquia de tensão que a matéria pode suportar, diminui. Atingiu-se o limiar... e agora é ver faíscas em direcções várias, porque o que é vivo mostra sempre o 'basta', possa ou não pronunciá-lo.

Queria contar-vos uma história, mas não sei como, porque tudo o que escrevo, apago. Mas factos, são factos e, sem escrita rebuscada, são os que se seguem.

Chamam-lhe de 'sistema' e eu acho que ele me apanhou. A mim e à minha mãe, claro, que vive tudo também, se possível com mais agonia.
Ora eu acho que o sistema, depois de tanta tentativa, tanta choradeira, tanto remorso, me anda a querer dizer 'tu vê lá o que fazes..' .
Há uma coisa que se chamam 'equivalências', que agora já não se chamam assim porque, gente, estamos em Bolonha. Chama-se então 'creditação' formação, ou coisa que o valha. E é essa bendita creditação é o que me permite frequentar o 2º ano de fisioterapia em Coimbra, e não repetir o 1º. Passa-se que Bolonha entrou este ano, tanto na escola do Porto como nesta, portanto, à partida, a escola do Porto ( ou V.N.G.? ai..) não pode creditar as disciplinas, porque o sistema não existia, e as disciplinas também já não são aquelas. Mas em Coimbra há boa vontade, dizem que se há-de arranjar. Não sei é quando, dado que a ESTSP se mudou no dia 13, primeiro dia de aulas, para Vila Nova de Gaia, pelo que anda tudo num caos.
Não vos apoquentai, bem sei que falta brilho nesta história. Aqui o tendes: dizem-me agora que, dado que estou matriculada no Porto porque os prazos assim o obrigavam (a menos que me quisesse arriscar a ficar, de todo, sem escola alguma), terei de pagar lá 50% da propina - ilucido-vos - 450€. Sendo que, se é necessário dizer, eu ainda não assentei pés na escola nova.
Mas, atentai, acrescentam boas notícias (!): não estou a ser prejudicada, respondem-me dos serviços académicos. Sabeis porquê? É que em Bolonha não há faltas ! Obviamente que vou saborear muito melhor esta 'boa vida' de agora em diante.

Era para estar contente, não era ? Mas é que me parece que há aqui qualquer coisa que não se compadece com grandes euforias... digo eu.

5 comentários:

  1. Em Portugal há muita coisa que não funciona. Mas há mais que não queira funcionar... Porque faz TODO o sentido que um aluno pague metade das propinas por desistir de/não frequentar um curso... Porque essas propinas servirão para pagar material escolar (mesas, cadeiras...) que o aluno não usou, horas que o professor (não) lhe disponibilizou e por aí adiante.

    Sim, em portugal há muita coisa que não funciona. A boa vontade é uma delas.



    E foda-se, hoje ninguém me enche o lugar de Spam. ;) k/d

    (ah e tu não "ilucidas"... tu "elucidas" :P )

    ResponderExcluir
  2. Freakin sistema :(

    ResponderExcluir
  3. Eu só venho aqui repetir o que ando a dizer desde o ano passado, e que é mais ou menos isto...


    BOLONHA SUCKS!!

    Um dia faço um post sobre tudo o que Bolonha defende e tudo o que correu mal.

    Agora vou voltar à cozinha que tenho água ao lume.

    *Blossom*

    ResponderExcluir
  4. uauuuuuu :D
    uma mudança de visual !!! :D
    ja é um principio !!!!!!!!

    ResponderExcluir