quarta-feira, dezembro 27, 2006

Inglesation

2.42 h na madrugada de dia 27.
Cheguei hoje da Covilhã. Sim, o Natal foi bom. Não, não houve muitas prendas como de costume. ganho com isso. Não vou dar 'lições de moral' como alguém me disse à pouco. Não vou dizer 'passei um óptimo Natal com aqueles que pouco vejo, infelizmente, e isso chega-me'. Tão pouco que acho fatalmente engraçado que se pergunte 'Então o Natal? Muitas prendinhas?' em vez de 'Entao o Natal? Foi divertido? Muita alegria?' ou apenas...não sei, prendas é que não se faz favor. Mas não falo disso.

Em 3 dias é a quarta ou quinta vez que abro o blogger para postar. Pelo menos escrevo...à partida desta é que é.
Pois bem, venho reclamar. Senti-me 'mal' ao escrever esta afirmação. pouco tempo disseram-me que eu passo a vida a criticar, que é incrível como tenho sempre o que apontar, que não me calo com estas coisas. Não sei se foi dito como apresentação de um defeito se apenas por comentário. Mas surpreendeu-me. Folgo, então, apenas, em saber que , de qualquer maneira, não é aos outros ou às coisas dos outros que aponto, é também a mim e às minhas coisas. Penso que me permite uma maior...'justiça', se assim se pode dizer.

Vamos então?
repararam com certeza que nesta 'quadra' as lojas são todas engalanadas a preceito. repararam também que, além da eventual decoração interior, o verdadeiro 'chamamento' está na montra, essencialmente no vidro, pois é que se encontra o desejo de festas felizes para os consumidores. Confere?
Ora bem, o que se passa é que, se atentarem nas palavras que se encontram nessas mesmas montras, que saltam aos olhos de qualquer um, haveis de reparar que as 'saudações' se encontram escritas de maneira ilegível. Passo a explicar: obviamente as palavras são legíveis, o facto é que não o são neste país...ou não o deveriam ser. Para quem ainda não percebeu, os desejos expressos não se encontram em português.
Claro está que mesmo o mais inculto dos portugueses terá , por um processo de associação, concluído que o afamado 'merry christmas' significa 'feliz natal', pois se são esses os caracteres que ele em todo o lado, alguma coisa como isto quererá dizer..!
Enfim, direís vós 'que exagero, esta rapariga...'. Será, por ventura, mas trata-se apenas de um exemplo de algo que sucede em maior escala e de que muito se começa a ouvir falar. Não sou uma defensora afincada da língua portuguesa, de maneira nenhuma. Eu própria uso estrangeirismos, como jovem levada por estas ondas de gente 'in', não leio tanto como devia, bem sei, o meusentido para a escolha de livros é tão apurado que raramente não me desiludiu. Mas gosto de ouvir falar, aliás, gosto de ouvir falar BEM, muito. Arrisco até dizer que é das poucas coisas de que me orgulho neste país, da língua, perdão, do seu bom uso. E até esse se vai desvanecendo.

Se este país se tornar colónia, ao menos que se torne colónia com dialecto. Mas não torna, descansem, que o português é teimoso...e por mais que de quando em vez deixe escapar o desejo de ser espanhol, o orgulho enche-lhe o peito, a barriga e o resto. Esquecem-se as mágoas com um bom vinho e -se um jogo da selecção nacional, para espreitarmos aquilo que temos de bom...e que deixamos fugir para fora.


Sim, porque até o mais mísero português tem Sport TV.

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Feed the world

Duvido que alguém saiba, portanto é a primeira vez que apresento aqui qualquer parte de mim que não vos tenha ainda sido apresentada. Nada de escandaloso, prometo. Tão pouco digno da vossa atenção, atrevo-me a dizer.
A minha humilde pessoa tem um sonho. Ou um entre outros, como preferirem. Correctamente, um em termos profissionais. Esse sonho é o de ser actriz. Não, não cá...lá. Ambicioso? Certamente, daí ser um sonho, de outra forma chamar-lhe-ia apenas 'objectivo'. Bom, até aqui, nada de novo.
A questão é que, a realizar-se, este sonho servirá dois propósitos, sendo um deles, obviamente, a minha concretização pessoal. O outro faz parte também de uma concretização pessoal mas noutro âmbito. Tenho uma sede imensa de ajudar o mundo. Rídiculo, não? Mas é o que quero. Não que os dois estejam ligados mas, partindo do princípio de que o sonho se realiza a minha 'condição financeira' (por assim dizer) torna-se substancialmente diferente. Não que queira enriquecer, longe de mim. Contudo, se for Actriz, assim mesmo, com maiúscula, penso que o facto é inevitável. E conveniente. A verdade é que, a ser ganho, esse dinheiro tornar-se-ia útil na ajuda aos outros. Gostava de integrar essas organizações humanitárias, gostava de pôr mãos à obra na ajuda a África, gostava...
Talvez seja apenas uma mente de criança, a minha, que sonha. Talvez quem lê isto se esteja a rir da minha ingenuidade. Talvez...
Não tenho vergonha de o confessar e vou manter este sonho sempre. Se não ajudar de uma maneira ajudarei de outra. E sim, orgulho-me de sonhar.

Quero seguir as pisadas de outras gentes da arte e não só, que doam um pouco de si a estas causas.
Deixo-vos então com o vídeo de alguns deles, mesmo que outros só se lembrem destas coisas no natal.
Ponham os olhos neles...o mundo em que vivem é muito maior que o vosso umbigo.