quarta-feira, dezembro 27, 2006

Inglesation

2.42 h na madrugada de dia 27.
Cheguei hoje da Covilhã. Sim, o Natal foi bom. Não, não houve muitas prendas como de costume. ganho com isso. Não vou dar 'lições de moral' como alguém me disse à pouco. Não vou dizer 'passei um óptimo Natal com aqueles que pouco vejo, infelizmente, e isso chega-me'. Tão pouco que acho fatalmente engraçado que se pergunte 'Então o Natal? Muitas prendinhas?' em vez de 'Entao o Natal? Foi divertido? Muita alegria?' ou apenas...não sei, prendas é que não se faz favor. Mas não falo disso.

Em 3 dias é a quarta ou quinta vez que abro o blogger para postar. Pelo menos escrevo...à partida desta é que é.
Pois bem, venho reclamar. Senti-me 'mal' ao escrever esta afirmação. pouco tempo disseram-me que eu passo a vida a criticar, que é incrível como tenho sempre o que apontar, que não me calo com estas coisas. Não sei se foi dito como apresentação de um defeito se apenas por comentário. Mas surpreendeu-me. Folgo, então, apenas, em saber que , de qualquer maneira, não é aos outros ou às coisas dos outros que aponto, é também a mim e às minhas coisas. Penso que me permite uma maior...'justiça', se assim se pode dizer.

Vamos então?
repararam com certeza que nesta 'quadra' as lojas são todas engalanadas a preceito. repararam também que, além da eventual decoração interior, o verdadeiro 'chamamento' está na montra, essencialmente no vidro, pois é que se encontra o desejo de festas felizes para os consumidores. Confere?
Ora bem, o que se passa é que, se atentarem nas palavras que se encontram nessas mesmas montras, que saltam aos olhos de qualquer um, haveis de reparar que as 'saudações' se encontram escritas de maneira ilegível. Passo a explicar: obviamente as palavras são legíveis, o facto é que não o são neste país...ou não o deveriam ser. Para quem ainda não percebeu, os desejos expressos não se encontram em português.
Claro está que mesmo o mais inculto dos portugueses terá , por um processo de associação, concluído que o afamado 'merry christmas' significa 'feliz natal', pois se são esses os caracteres que ele em todo o lado, alguma coisa como isto quererá dizer..!
Enfim, direís vós 'que exagero, esta rapariga...'. Será, por ventura, mas trata-se apenas de um exemplo de algo que sucede em maior escala e de que muito se começa a ouvir falar. Não sou uma defensora afincada da língua portuguesa, de maneira nenhuma. Eu própria uso estrangeirismos, como jovem levada por estas ondas de gente 'in', não leio tanto como devia, bem sei, o meusentido para a escolha de livros é tão apurado que raramente não me desiludiu. Mas gosto de ouvir falar, aliás, gosto de ouvir falar BEM, muito. Arrisco até dizer que é das poucas coisas de que me orgulho neste país, da língua, perdão, do seu bom uso. E até esse se vai desvanecendo.

Se este país se tornar colónia, ao menos que se torne colónia com dialecto. Mas não torna, descansem, que o português é teimoso...e por mais que de quando em vez deixe escapar o desejo de ser espanhol, o orgulho enche-lhe o peito, a barriga e o resto. Esquecem-se as mágoas com um bom vinho e -se um jogo da selecção nacional, para espreitarmos aquilo que temos de bom...e que deixamos fugir para fora.


Sim, porque até o mais mísero português tem Sport TV.

9 comentários:

  1. Oh My Gawd. Eu fui mencionado no blog da menina do Contra! Sim, eu sou o "alguém" do 1º parágrafo!
    Caramba, sabe bem ser alguém =D

    Sinceramente, acho que quem pergunta "Então o Natal? Muitas prendinhas?" só quer mesmo saber como correu e tal, se foi chato ou divertido, se estavas com pantufas ou com chinelos..e não liga muito às prendas em si :P .. é só uma pergunta da praxe. " prendas é que não se faz favor." acho que foste demasiado dura aqui =)

    Anyway: "Há pouco tempo disseram-me que eu passo a vida a criticar" então pois se é a menina do Contra :\ tavam à espera de que...for God sake, orientem-se.

    Vamos lá então.
    Estava aqui a tentar lembrar-me da última montra que vi, e se, como a menina diz, tinha "Merry Christmas" estampado no vidro. Bah, não consigo. Siga: estrangeirismos, tal como criticar, é das coisas mais fixes que há por aí, especialmente em inglês ofc.
    E são também cada vez mais frequentes e inevitáveis, dado que as barreiras entre os povos/línguas se dissolvem cada vez mais. Mas que isso não retire do panorama a bela da língua portuguesa! Palavras como Caramba não devem desaparecer! Inda por cima anda aí pessoal a cantar tão bem em português...

    E PorMorDeDeus :| colónia de outro qualquer país, over my dead body, literalmente.

    bye :P *

    Snurf

    ResponderExcluir
  2. Fui dura demais, sim...mas tenho tendência a levar ao extremo para ter impacto. Concordo com a parte dos estrangeirismos...até porque adoro a lingua inglesa :D mais ainda com a dissolução das fronteiras...mas bom, precisamente, que se proteja o português... :)*

    @Orgulhosa por ter originado um comentario tao grande da sua parte...ainda que seja derivado da revolta para comigo! :p

    ResponderExcluir
  3. Pelos Espanhóis é que não! Os filmes passavam a ser dobrados em vez de legendados, e a língua inglesa deixava de ser ensinada!

    E después tendriamos de hablar asi!

    Fresas con Azúcar
    Manzanas
    Mélocoton
    Perro
    Navidad
    Reyes
    Díos Mio
    Hombre
    Mujer
    Mier*a
    Cabra, ah! não esta é igual...
    Coño

    [Z]

    ResponderExcluir
  4. BOM 2007!

    Que o novo ano traga tantos e tão bons posts com os que tens por aqui escrito, e que a qualidade continue a subir exponencialmente! E que continues a postar mais frequentemente!

    Laura. Que o ano corra bem, força para os exames... OK,OK não agouro mais... Continua open-minded, creepy(me 2!!), é na "estranheza" (existe?), ok,ok, originalidade, que reside o sucesso e a fama.

    Que 2007 traga muitas e boas surpresas, e uma ou outra má, porque senão não tinha piada.

    There is always light, even in the deepest darkness.
    (Kingdom Hearts II)

    [Z]

    *Ah! E a culpa não é minha de ser tão digotudoaquiloqueaLaurapensa...
    **E sim, sou agourento, isso é culpa minha...

    ResponderExcluir
  5. TA TUDÓ?

    Ya! E isso! Nothing more to say! =)

    Opa.. es uma bacana pa! Es beda estilo! Os teus problemas têm beda estilo bacana!
    Es uma cool!

    eu amei a noiteeee :) amei as conversas e desconversas, clips e palavras, frases e dicçoes! ahhh!!

    F-d-s? ta tudo? x)
    pronto, eu paro! Mas isto eh excitante, ya? * BaCio *
    amo-teeeeeee' ta tudo? xD

    P.S-uma vez mais.. TA TUDO?

    ResponderExcluir
  6. Ah! i sim, eu sei q o teu natal eh dos melhores! EU SEI! PORQUE SEI! E EU SOU TUDÓ, TA TUDÓ? sim.. porque o natal melhor, passa-se na covilha :D comm voceees

    ResponderExcluir
  7. coiso nao e? ja postavas

    ResponderExcluir
  8. opaa.. o joao nunca mais falou comigo, nem ele nem o abrantes! Sao uns totos.. no outro dia começámos a falar menos, e agora ja nem falamos..! Possaras =/.. Es uma querida

    ResponderExcluir
  9. Ja se actualizava nao?...quero ler os teus textinhos k inspiram kalker um!x)

    LAURA VAMOS A LONDRES?:D

    MissFilipa#

    ResponderExcluir