sábado, fevereiro 10, 2007

Hipocrisias - parte I

Hoje apetece-me falar sobre hipocrisia. Não, não me apetece, já bem me basta deparar-me com ela todos os dias, mas hoje é sobre ela que escrevo. Sobre um exemplo de hipocrisia, daí 'parte I'. Quando mais houver, de mais escreverei.
Casamento. Não, minha gente, não terei a ousadia de afirmar que o casamento é, por si só, um acto hipócrita. Até porque não o penso. Sim, para mim é um papel que não há necessidade de ser assinado, para outros será algo mais e respeito-o. Talvez eu mesma venha a mudar de ideias.
Casamento na igreja. Sabeis já do que falo? Pois passo a explicar, o casamento na igreja, hoje em dia, é regra, já não se fazem casamentos no civil, melhor dizendo, só no civil. Porquê? Ora, porque é muito mais requintado, muito mais chamativo, muito mais exibicionista. Enfim...c'est trés chic! E é aí mesmo que mora a hipocrisia. Nestes 'católicos não praticantes' que só praticam a religião no dia do casamento. Porque é bonito.
É-se católico porque se acredita em alguma coisa, ou até nem se acredita, mas fica bem. Ou dá jeito para o dia o casamento. Ou como nos casámos pela igreja, é sinal de que somos católicos. Mas praticantes não que dá muito trabalho. No domingo sabe bem ficar na cama e, de qualquer forma, para ir à igreja dormir a ouvir o sermão...não, para isso não. Sou católico não praticante, até está na moda.
Está bem, a festa é bonitinha. Que bom que é ter a família reunida e poder usar um lindo vestido com uma cauda de dois metros ou um belo fato com botão de rosa branco no bolso. Mas é um dia. E é um dia que supostamente devia ser pleno de sinceridade, de sentimento. É de mim, ou a hipocrisia destoa um pouco neste quadro?
Aproveitando a leitura do comentário do Zé, introduzo aqui, ainda dentro do tema, a questão do branco do vestido, de que me esqueci. Eu sei que esta sociedade se rege por fachadas, por aparências. Mas, havemos de convir que, à partida, a humanidade tende a progredir, a evoluir, ou não? Não é que seja sinal de evolução mas 'mudam-se as vontades, mudam-se os gostos' (troca propositada). Se não se aguenta a vontade de pôr a pureza e a castidade de lado, então trocam-se os gostos pela cor, troque-se o branco pelo rosa, pelo salmão, pelo que quiserem. Pelo vermelho, já que há gente a casar pela igreja que já tem um currículo invejável. Perdão, vermelho não. Vermelho é cor de paixão ardente, de pecado. E quem entra numa igreja para consumar um sentimento na presença do Pai, está limpo de pecados. Na presença do Pai que negam e ignoram todos os dias da sua vida.

Ah, e já agora, porque não escrever outro discurso? É que o 'promete amá-la e respeitá-la todos os dias da sua vida, até que a morte os separe' está um pouco demodé, não? Ou então sou eu que não estou a par dos avanços da ciência e, afinal, já se deslindou o fenómeno da ressurreição.

Peço desde já desculpas aos que pretendem casar pela igreja e até nem vão à missa.
Aprendei - é o karma. O meu é este, entre outros : falar, falar e acabar por ter de deixar uma nota aos que pertencem à outra margem, para que não se firam susceptibilidades. Ou talvez deixe de o fazer que no fantástico mundo da internet ainda não consta lápis azul. Vai havendo é alguma falta dele. Mas isso é assunto para outro post.

Pensamento do dia : 'Karma is the way of the universe to settle the score' @ Daniel, Laura, Liliana, Zé.

15 comentários:

  1. Até me vieram lágrimas aos olhos quando vi a frase que eu disse e que foi escrita num papel de tabuleiro juntamente com "What goes around comes around..." e "É o Karma!"... Vivam as Navegantes da Lua, os Moto-Ratos de Marte e os Super-Guerreiros do Espaço...

    (Agora é a minha vez de fazer aquilo do: "O meu nome não fica aí bem... Vocês são amigos será que não atrapalho?", Não é Laura?)

    Expressão do dia: "Pés de rojo"

    Pronto agora vou comentar

    ---------------

    Tema delicioso a religião...(Eu e a Laura somos Manões)

    Casar pela igrja porquê? Porque sim? Quando é um casal de crentes eu até percebo... Mas quando são não crentes... ultrapassa-me...

    Faz-me confusão fazerem-se as coisas pelos altíssimos senhores jesus cristo ou pelo pai(as mínusculas são propositadas)... Eu até andei na catequese, eu até fiz o crisma... Eu... Fiz o crisma e depois declarei-me Anti-Deus, ateu, mas não compreendo...

    Mas o que me mete mais confusão é o vestido... branco, cor de pureza, isto quando algumas noivas já levam os filhos ao colo, ou como meninos das alianças... É... hipócrita...

    É hipócrita a maneira como o português,(e pela primeira vez) e não só, se pavoneiam em casamentos maiores que o que o elástico financeiro pode esticar, isto para dois meses depois estarem divorciados! E prometeram-se um ao outro na casa de deus... Oh meus amigos! Curem-se!

    ["Eu quero a azul"]
    ["EU SOU UM MOTO-RATO DE MARTE"]
    ["Tiveram prazer em andar com os pés de rojo?""Algum"]
    ["Tenho hematomas nos braços"]
    ["O MUNDO ESTÁ CONTRA MIM!"]

    [epah desculpa lá o tamanho...]

    [Z]

    ResponderExcluir
  2. Comentário ao teu texto:

    Artigo da revista 'Única' de 9/02/07: "NOIVA ABANDONADA FESTEJA LUA-DE-MEL"

    "Este episódio é um bom exemplo de como a realidade ultrapassa quase sempre a mais absurda das ficções. Desta vez, o insólito recai sobre a vida da enfermeira britânica Emma Knight, que, aos 41 anos, quando estava a poucas semanas de subir ao altar para trocar juras de amor com o seu mais que tudo, Paul Fox, 37 anos, foi abandonada por um repentino «ataque de pânico» do noivo. Até aqui nada de novo. Mas o que colocou o nome de Emma nas páginas da imprensa britânica foi o facto de a enfermeira se ter recusado a ficar em casa, a afundar-se numa depressão. Muito pelo contrário, a noiva optou por celebrar a «boda» junto dos amigos e gozar sozinha a lua-de-mel que tinha sido marcada com antecedência, em França. «Vendi a minha casa e gstei todo o meu dinheiro numa boda de sonho . Queria que fosse como num conto de fadas», explica Emma, ainda transtornada com este episódio recente. Sobre a festa, organizada com toda a pompa e circunstância, comenta: «No início não estava muito segura de que seria uma boa ideia, mas na verdade resultou numa noite mágica.» Ao seu apelo responderam cerca de 100 convidados que brindaram com a «noiva abandonada» numa noite em que não faltou champanhe, fontes de chocolate e um bolo de quatro pisos. Emma pode continuar solteira, mas já que «tinha gasto cerca de €30 mil em preparativos»..."


    Comentários pessoais:
    - A mulher deve excepcional. Levou as cenas em frente apesar de ter todos os ingredientes para coser uma depressão. A sério, acho demais. É preciso ser forte e ela foi. Mostrou ser uma mulher de garra.
    - A mulher é parva! É que ninguém vende a casa para fazer um casamento!!!! Ela gastou TUDO!!! Eu quero ir ao Hawaii mas não vou vender a minha casa para isso!!
    - Fontes de chocolate? Fónix!

    E sim, é uma hipocrisia. E quando me casar (se tal acontecer) vai ser pelo civil (para grande desgosto da minha família) e não vou fazer copo d'água. Acho uma estupidez e um desperdicio.

    Mas, sinceramente, tenho de ir pensar melhor. Nunca me preocupei muito com cenas relacionadas com casamento. É um tema que não desperta em mim qualquer tipo de reacção para além de: "O quê? Um casamento em Agosto? Que seca, pah!".

    ***

    ResponderExcluir
  3. Txii.. nem me fales* dsclpa mas hoje nao estou apta para falar de tal coisa! TANTO PARA TE CONTAR! TANTO PARA PARTILHAR! HIPOCRISIA?! ao menos a questao do Aborto, esse facto, (NAO), veio combater e para vencer!
    -Sim, pobres das mulheres que eram espancadas em becos ate ficarem cobertas de sangue, so' para fazer um aborto.. aborto este clandestino-

    TRISTEZA CARAMBA! País podre!

    ResponderExcluir
  4. whoohoooo =D

    epa realmente pessoal que casa pela igreja "just because".. é só mais uma das cenas podres sobre a religião, felizmente, acho que tou a salvo da epidemia.. acho que é preciso ser-s baptizado pa casar pela igreja.. =D NOT HAPPENING

    Casais hipócritas:
    "Pelo poder da lua, vou-vos castigar!"

    *

    Snurf

    ResponderExcluir
  5. Agora não só é preciso ser-se baptizado, como crismado (i.e. ter-se feito o Crisma)... Ai... viva a Igreja Maná... Mwehehehe

    [Z]

    ResponderExcluir
  6. Meus amigos...que mais há a acrescentar?...simplesmente eu concordo...

    buttercup**

    ResponderExcluir
  7. Pronto, tou definitivamente excluido entao =D no church wedding for meh... hopeffuly no wedding at all :D

    Snurf *

    ResponderExcluir
  8. Cala-te! Vais ser o primeiro a casar. Escreve o que eu digo. Quer seja pela igreja ou pelo civil. Vais ver. Tenho um dedinho que mke diz estas coisas...

    ResponderExcluir
  9. Rita o que é que tu fumas pa ver dedos faladores?

    Hipocrisia gira:

    Todos os anos são deitados PARA O LIXO milhares de embriões provinientes das inseminações artificiais... E esse não contam?

    [Z]

    ResponderExcluir
  10. Eia! O Zé descobriu agr a pólvora... Bora fazer uma festa...!

    Sim. É daquelas ironias giras: os casais k não podem ter filhos são contra o aborto (entende-se porquê) mas no entanto, no seu desejo de trazer uma criança do seu sangue ao mundo, provocam o aborto de muitas outras crianças, de uma só vez... Sem metáforas nem eufemismos é assim que se diz e é o que de facto acontece: estes embriões são deitados na sanita. That's it. Mas eles isso não sabem, ou preferem ignorar...

    E aqui se mantém a minha teoria: qual é a fixação em termos filhos com os nossos genes? Há crianças a morrer à fome porque não há espaço para elas... Adopção!! Allo!!

    Se virem bem somos uma raça um bocado masoquista: sofremos dores fisicas horriveis para dar à luz um ser que nos vai provocar dores emocionais durante vários anos. Tudo bem que também traz alegrias mas não é preciso ter os nossos genes para isso acontecer. Podiamos logo adiar a parte das dores fisicas e adoptar alguem que já ande neste mundo ou que esteja a chegar apesar de nao ter um lugar para cair morto (ai, esperem... afinal tem... Um saco de plástico dentro de um caixote do lixo...)

    Esta é outra coisa gira: andamos todos a morrer com a merda do monóxido de carbono e com lixo a chegar-nos às orelhas porque ninguém faz reciclagem mas nasce uma criança e é ver as pessoas todas cuidadosas a metê-las em sacos bem fechados que serão depois metidos dentro do contentor. Sim, porque eu tenho um contentor perto de casa e vejo as pessoas a deixar os sacos encostados do lado de fora porque dá muito trabalho levantar a tampa, apesar do contentor estar vazio. Mas é um bebé: "Epah, isto tem que ser lá dentro".

    This world makes me sick!

    ResponderExcluir
  11. Sim oh rita, gostava de saber o pq de tu achares que eu me vou casar xD quero isso tudo muito bem explicadinhooo...
    e ja agora que parece que isto de comentar blogues eh parecido com foruns, alguem me diz "mas que foda" é a igreja maná ?

    plz care to explain...

    Yours deadly..Snurf

    ResponderExcluir
  12. Rapaz! Essa pergunta sim merecia um:

    "Pelo poder da lua, vou-te castigar!"

    Não sabes o que é a Igreja Maná? Ó meu amigo! A Igreja Maná é SÓ A instituição!

    Justiça Cega! Não? Rucupera a Justiça na Igreja Maná! Inscreve-te já e damos-te um chupa!

    Isto da Igreja Maná é giro... Alguém sabe o que é? Laura? Rita? Alguém? Não? Ok...

    Acho que vou escrever sobre a igreja maná... Mmmm...

    [Anda uma pessoa a actualizar estórias e nada de comentários! Laura! Rita! Será que tenho de vos mandar espancar? Leis da Magia, não? OLhem que... olhem... bámus lá ber...]

    MqF! Hei-de... sei lá!

    [Z]

    ResponderExcluir
  13. Só para vós:

    www.igrejamana.com

    Ide buscar...

    (sim, eu fui de facto procurar esta santidade de merda ao Google... Haja Paciência)
    [também podem ir à wikipédia, tb lá está...]

    From wikipedia on "Igreja Maná" subject:

    "A Igreja Maná é uma igreja cristã protestante evangélica trinitarista de origem portuguesa, fundada oficialmente em Setembro de 1984 em Lisboa por Jorge Tadeu.

    Tem presença em mais de 80 países, em 3 continentes, entre os quais: Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Suíça, Eslováquia, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Namíbia, África do Sul, Moçambique, Senegal, Tanzânia, Suazilândia, Congo, Brasil, Estados Unidos da América, Canadá, entre outros...

    Tem cerca de 2000 Igrejas."

    -------------------------------

    Jorge Tadeu???

    "Some of us are more equal than others, depending on the words we choose to say" - Emery, Song: "Listening to Freddy Mercury", Album: "The Question"

    Currently listening:
    Artist: Saliva
    Song: "One more chance"
    Album: "Love Stained Story"

    "One more chance to tell right from wrong"

    [Z]

    ResponderExcluir
  14. Isto de seres o primeiro a casar vai ser o tema principal de uma tese em que vou trabalhar.

    Tu disseste, e passo a citar: "alguem me diz "mas que foda" é a igreja maná ?"!!!!!! E depois não queres que eu diga palavrões...! Vai à merda, tá bem? .|.

    Zé! Não tive pc! Sim, vou já ler a história... Espero que tenhas escrito sobre a MINHA personagem, caso contrário acho que nos vamos chatear.

    Boa pesquisa...! Igreja Maná rules! (ou então não...! Mas o homem tem um nome familiar... Humm...).

    ResponderExcluir
  15. geeezz! o que praqui vai

    ResponderExcluir