domingo, novembro 05, 2006

Quero escrever e não sei...


...como. Eu que sou so contra, que penso e repenso qualquer coisinha que seja...não tenho assunto para escrever! Tenho o cérebro oco e por mais que grite ' Ideias! ', só consigo ter o eco como resposta.
Podia falar do filme que fui ver ontem, ' Children of men ' ou ' Os filhos do Homem '. E falo, mas não chega.
O filme é realizado por Alfonso Cuáron, o mexicano que realizou o III filme do Harry Potter. Já tinha ouvido falar bem dele (embora confesse que o III do HP seja o último na minha consideração) , por isso queria mesmo ver este.
Children of men trata ou começa por prever o fim do mundo. A acção passa-se em Londres, mas uma Londres destruída, muito mais cinzenta do que o tom a que estamos habituados em, no mínimo ouvir falar. O mundo viu-se assombrado pela infertilidade das mulheres na sua totalidade (as possíveis origens são variadas, sendo uma delas a poluição). A cidade de Londres é o retrato perfeito do que podemos ver nas notícias sobre o Iraque e afins, mas mais negro, mais sujo. Os emigrantes que chegam ao país sao engaiolados, em praça pública e levados para campos de concentração, num dejá vu perfeito do Holocausto.
Mas, como disse, o filme prevê o fim do mundo. Assim, um dos grupos revoltados de 2027 tem, escondida, uma rapariga negra, grávida. A tarefa de a levar até um barco do intitulado ' Human Project ' (que, como o nome indica, pretende proteger a humanidade), do qual, dado o estado de coisas, se duvida a existência.
A partir daqui, Theo (a personagem interpretada por Clive Owen) passa pelos piores momentos com Kee (a grávida) para a levar até ao barco.

É, sem dúvida, um filme que dá que pensar. Se bem que, na minha opinião, 2027 seja um futuro muito próximo para haver tempo para tantas transformações (isto partindo do princípio que os Coreanos acalmaram mesmo a ideia de se porem a fazer ensaios nucleares).
É bem retratada mesquinhez humana, a falta de solidariedade em termos globais, ou seja, de país para país, e dos seus representantes para com o povo. No entanto, quando, no meio de um tiroteio infernal, os dois protagonistas tentam escapar ilesos e com a criança a salvo, tudo pára e todos admiram e abrem caminho para estes passarem (numa verdadeira re-encarnação do nascimento de Jesus Cristo - não querendo isto dizer que a cena não seja bem concebida, é extramente realista) .

Enfim...aconselho vivamente o filme.
E assim se me acaba o assunto.

Ah! Sabieis que as pensões dos políticos vão subir 6,4 % ? Fico realmente feliz por eles, merecem, têm trabalhado tanto...
Pena é que a minha mãe e outros tantos também mereciam qualquer coisita e só lhe aumentam 2 ou 3 cêntimos no subsídio de refeição.

5 comentários:

  1. Correcção: O barco não se chama Human Project. Esse é o nome da associação dos que querem mudar o mundo. O barco é o 'Tomorrow' (Vês? esta parte percebi...! =p Não estavas com atenção...).

    Adorei o filme. Boa escolha. E depois de ter visto o filme e feito um trabalho sobre a 2ª Guerra Mundial estou com o espirito extremamente positivo, como devem imaginar... Mesmo naquela de mandar toda a gente pó-pó-pó caralho... E levem também a estupidez humana e o egoísmo que não faz falta nenhuma por cá... ACORDEM!!! O MUNDO PRECISA DE NÓS PORQUE NÓS SOMOS O MUNDO! NÃO VAI EXISTIR OUTRO!!! VIVAM E DEIXEM VIVER!!!!!

    Sim, porque em 2027 eu vou ter a idade do protagonista... E vou ser eu que vou andar a lutar para conseguir fazer com que a luz nos toque ao de leve, por entre tanta poluição... E vou ser eu que vou lutar pelo futuro da humanidade... E ninguém se está a importar um caralho com isso!!!

    Um coisa é eu suicidar-me e acabar com a minha vida, por opção própria. Outra coisa é roubarem-me o futuro com tanto egoísmo. É crime.

    E maior crime é continuarem a encher a caixa forte dos políticos com mais umas notas de 500€. Sempre prefiro a caixa-forte do Tio Patinhas. Estava cheia mas pelo menos ele dava valor a cada cêntimo que lá tinha. Em Portugal as caixas-fortes nunca estão cheias por muito tempo... Acho que as únicas duas vezes em que conheceram a cor do outro foi na altura dos descobrimento e na ditadura...

    Eu acho bem que continuem a dar dinheiro aos políticos. Há pessoas a morrer de fome mas assim há outras que vão almoçar todos os dias a restaurantes em que uma azeitona custa 10€.

    Mas quê? Nós? Pobres? Não! É só a brincar...

    Sim, sinto-me mesmo revoltada! Eu vou ali gritar um bocado.

    ResponderExcluir
  2. Eu disse um barco DO intitulado...nao um barco intitulado. =)

    *

    ResponderExcluir
  3. Peço desculpas! Muitas desculpas. Imensas desculpas. Mesmo!

    I'm really sorry! Please don't kill me! I love u!!!

    Peço desculpa.

    E continuo revoltada.

    ResponderExcluir
  4. 'engaiolados' é uma palavra tão bonita...

    E sim é um grande filme... e é sério... embora quem nos visse dissesse que não... É um filme extramamente realista.

    A morte da Julien, a morte do velho do "Pull my finger", a miséria, o nascimento da bebé...

    Embora alguém tenha dito "Usem a Bazouka". (Private Joke)

    Motoristas, Bazoukas, "Não se importam de mudar de lugar, que é para nós podermos desfrutar o filme", em suma uma tarde bem passada...

    =P

    _Zé_

    ResponderExcluir
  5. acho que os politicos recebem pouco e deviam receber ainda mais!

    mas so depois de todos os outros obviamente, para que ter gente a morrer de fome e outras a ganhar imenso so pa dizerem k têm status ou coisa assim...

    ResponderExcluir