sábado, novembro 18, 2006

Qualidade dramática nacional

Porque é que os actores nacionais, pelo menos os que se nos apresentam todas as tardes e noites, invariavelmente, não têm qualidade? Perdão! Nas da tarde não! Que esses ainda não são actores!São modelos na escola de actores, assim é que é (e refiro-me aos ... MorangosdoAçucar [ou, como alguém dizia, da erva]).
Ora bem, nesse caso, porque é que os senhores e senhoras da produção nacional não se mostram dignos de que os admiremos? Não quer isto dizer que alguns deles(as) não sejam bons actores,nada disso. Mas, das duas três : ou estão mal aproveitados na produção em que estão inseridos, ou a trama é tão fraca que não lhes permite brilhar, ou o restante elenco é tão fraco que não há hipótese. Afinal, se não os podes vencer, junta-te a eles!
Quanto à primeira hipótese, exemplo não falta. 'Floribella'. Diz-vos qualquer coisa, com certeza, ou não fossemos nós assaltados por esse jardim saltitante a toda a hora. Sim , é muito bonitinho para as crianças, afinal, não deixa de ser um conto de fadas mais sério e realista que os dos livros. O que nos aborrece tremendamente é que passe naquele horário. Isso sim é um caso puro de assassinato de uma carreira artística. Não digo que haja lá grandes actores, mas é facto que , ali, ninguém engrandece a sua carreira. Ficam, no mínimo, ridicularizados.
A segunda hipótese não é menos plausível. Prestem atenção à trama nacional, tem duas vertentes possíveis :
1) a base é sempre a mesma
2) é uma cópia distorcida de uma produção brasileira.
Certo, a base da produção brasileira também é a mesma (ricos vs. pobres, bons vs. maus) mas, reparem que, depois disso, abordam problemas reais e alertam. E, quer queiramos quer não, ensinam. E fazem rir. As personagens cómicas brasileiras FAZEM RIR!As portuguesas, no máximo, deixam-nos com uma parelisia facial que resulta no canto da boca hirto na direcção do olho. São fracas .
Quanto à terceira, nada a dizer. Se é facto que, um jovem inteligente tenta aprender com um actor feito, é também facto que o actor perde em entrar em produções com jovens sem talento, com histórias sem interesse.

Enfim, não gosto. Sim, confesso que às vezes vejos os frutos vermelhos, quando não tenho com que me entreter. E confesso também que quase não deixo a minha irmã ver de tanta crítica.

Desde já o meu pedido de desculpas aos visitantes que visionam os dramas desmedidos e desenxabidos (nunca hei-de saber escrever esta palavra) da casa da criação. Ou não fossem estes passados no nosso mais sensacionalista canal de tv. Aliás, Portugal está cheio de gente dramática. Somos ou não somos por generalização, um povo saudista? Então porquê a falta de talento...porquê?!
É que nem uma lágrima são capazes de verter! Caramba, usem um conta gotas! Gemer e gemer, contorcer a cara até dizer 'corta!' , tudo sem uma réstia de água que abra caminho pela face...isso é que não!

Nota: não sou contra os actores portugueses, sou contra os que se acham actores e corrompem e atacam a 7ª arte neste país.

Cai o pano.

5 comentários:

  1. Tens razão! Falta talento nos pseudo-novos-actors. Principalmente nos M... Vocês sabem... Até os míudos da Florib... Voces também sabem, representam melhor! Principalmente a miúdita que faz de, acho que é, Rosa!!! Essa sim é uma excelente actriz!! E não estou a gozar! Faltam grandes actores como o grande Ruy de Carvalho, ou a Eunice Muñoz! Também não estou a dizer que apareçam e sejam LOGO assim! Não! Longe de mim pensar isso! MAs e se tentassem trabalhar, pelo menos, a entoação? É que sempre que falam parecem um míudito na primária que aprendeu a laer à pouco tempo!

    Mas criticar é fácil... Difícil é fazer...

    Eu sei que não era capaz, mas pelo menos não ia para a televisão anunciá-lo, bradá-lo e sei lá mais o quê!

    _Zé_

    ResponderExcluir
  2. Para começar tenho de fazer uma pequena correcção. Quando nos referimos a 7ª arte, falamos em CINEMA, mas esquecendo esse pormenor, quanto à representação em Portugal devo dizer que não vale a pena generalizar, eu já vi grandes actores fazerem grandes representações numa televisão Portuguesa, é certo que é raro, mas se pensarmos um pouco…Ora vejam, desde raparigas que fogem de uma acusação de homicídio e se fazem passar por freiras, passando por histórias de (des)encantar com uma rapariga extremamente ‘confusa’, onde durante uma “carrada” de episódios se repete a mesma história, sem avanços nem recuos, e sem se conseguir tirar daí uma única conclusão minimamente inteligente que seja, passando também pela comum história das famílias ricas e pobres, corruptos e infiéis e uma rapariga que só pensa em dinheiro e, claro, acabando com um grupo de ‘amigos’ com problemas aparentemente comuns, que, obviamente não garantem audiências, mas que repletos de cenas de sexo fazem a fórmula de sucesso para alguns. Estas são algumas das histórias mais vistas pelos Portugueses, desta forma podemos perceber porque são essas boas representações tão raras, há uma sensação de impotência nos bons actores de Portugal, contudo, ainda há alguns oásis neste enorme deserto que é a televisão em Portugal. Então, será que a culpa de termos representações tão más em Portugal é da falta de formação, ou será que é a pouca exigência dos portugueses em verem boa televisão que as faz serem assim tão más? Não se esqueçam que chegamos ao ponto de, num episódio da “Floribella”, os, supostos, actores dizerem “Não te esqueças de pôr o protector NIVEA!”. No fundo, quando assistimos a esses programas, estamos, pura e simplesmente, a ser usados como uma forma de ganhar dinheiro. Para mim, quando se representa segundo estas regras é praticamente impossível adjectivarmos esses “produtos” de bons.

    .dx.

    ResponderExcluir
  3. A minha alma esta parva.... parva nao, estupidificada! Não sabia que o meu amor escrevia tao bem...!
    obrigadisssisssisssissima por ter cá passado e ter deixado uma coisa tao rica!...está melhor que o proprio post!

    *

    ResponderExcluir
  4. Talvez antes de se darem ao luxo de dizerem que sao actores, devessem proferir com algo do género “Tenho que aprender antes de entrar para o mundo do espectáculo”. Sim, porque muitos dos actores que nessas novelas entram, nem nada fizeram…É castings e já está! Escolhem os que lhe parecem melhores para representar uma história que pareça minimamente apropriada aos problemas da juventude de hoje em dia. Façam um favor a si próprios, e a nós, não pensem que estão a fazer uma grande coisa e se ponham a achar que são os melhores por fazerem parte de uma crónica para adolescentes, vejam antes se o vosso nível de representação é digno de passar por um canal de televisão!
    Quando à Luciana Abreu (Floribella), não passou pelos ídolos? Até nem era má de todo, pior é ela a representar; é assim que se desperdiçam talentos que poderiam até ser respeitantes pelos telespectadores portugueses. Sempre fazia melhor figura. Agora, deixaram escapar a borboleta cantante e passaram a fazer dela a rapariga mais ridícula da SIC.

    Só para deixar cá algo que se possa parecer a minha ideia... hmm* Mando beijinhos à menina Laura e Boa sorte a todos os que ainda estão para vir nas novelas dos canais televisivos de hoje!!*

    ResponderExcluir
  5. Já experimentaste ver o "aqui não há quem viva"?
    É português e decentesinho...
    Mas pronto eu também gosto de ser do contra de vez em quando...
    Buttercup**

    ResponderExcluir